A Serra do Rio do Rastro é com certeza a estrada mais bonita já construída no Brasil e uma das mais belas estradas do mundo. Localizada na SC-390, a Serra do Rio do Rastro tem muitas subidas íngremes com curvas fechadas e os visitantes da serra podem curtir todo o seu visual nos mais diversos mirantes da serra.
A cada dia que passa a serra catarinense fica mais famosa e a Serra do Rio do Rastro passa a ser cada dia mais visitada. Nos últimos anos muitas atrações novas surgiram na região, principalmente na cidade de Urubici.
A oferta de chalés e cabanas de charme na região atrai muitos casais em visitas românticas. A região é realmente muito encantadora e tem a natureza muito bem preservada.
Onde fica a Serra do Rio do Rastro?
A Serra do Rio do Rastro fica entre as cidades de Lauro Müller, na parte de baixo da serra, e Bom Jardim da Serra, no topo, onde fica o mirante com um café, um estacionamento e um restaurante a 1460 metros de altitude. O trecho sinuoso liga o Planalto Serrano de Santa Catarina as cidades do litoral.
Se estiver planejando viajar de avião para SC, não deixe de conferir a nossa lista de voos baratos para Florianópolis!
O estacionamento no topo onde termina a Serra do Rio do Rastro é gratuito e o visual nos dias de sol é espetacular, principalmente no pôr do sol.
Mas se o dia não estiver muito ensolarado, a melhor hora para visitar o mirante é de 13:00 as 15:00, quando a chance de ver nuvens é menor e o sol está mais forte.
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Serra do Rio do Rastro: como chegar
Normalmente a melhor opção para visitar a Serra do Rio do Rastro é chegar pelo aeroporto de Florianópolis e sair de carro alugado do aeroporto em direção a Urubici.
Leitura recomendada: Pousada em Urubici: 13 melhores opções para conhecer a Serra Catarinense
Os aeroportos mais próximos da Serra do Rio do Rastro são os aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna.
Para chegar na Serra do Rio do Rastro é bem simples, é só colocar “mirante da serra do rio do rastro” no Google Maps e seguir o trajeto que o GPS indicar.
É muito importante visitar a região com carro alugado, carro próprio ou excursão. O deslocamento de táxi ou Uber pela região da Serra Catarinense pode ser muito caro e até inviável.
Caso você não tenha carro próprio ou alguém para te levar, a opção mais barata e fácil é reservar uma excursão nas vans que circulam no local com os turistas.
Existem excursões que saem das principais cidades do litoral do estado, Florianópolis e Balneário Camboriú, e da Serra Catarinense.
As excursões passam pelos principais pontos turísticos da Serra Catarinense, como a Pedra Furada e o Morro da Igreja e o Morro do Campestre, e terminam na Serra do Rio do Rastro.
A minha dica para quem vai visitar a Serra do Rio do Rastro é seguir pela BR-282 pela cidade de Bom Retiro e Urubici para chegar ao topo da serra. A estrada é boa e sem curvas. Assim você já pode curtir o visual do mirante no topo e depois descer a serra somente para voltar a Florianópolis e continuar curtindo as outras atrações da Serra Catarinense.
É melhor descer ou subir a Serra do Rio do Rastro?
Se você está vindo de Florianópolis ou de Balneário Camboriú, a melhor opção para você é descer a Serra do Rio do Rastro. Saindo da BR-101 em direção a BR-282, você vai sair da Grande Florianópolis pelas cidades de Santo Amaro de Imperatriz e Águas Mornas, passando por Bom Retiro até chegar a Urubici e seguir para a Serra do Rio do Rastro.
Leitura recomendada: Serra do Corvo Branco
Agora se você vem do Rio Grande do Sul, a melhor opção é subir a Serra do Rio do Rastro. A subida não é complicada, o tráfego é bem lento no local e a maioria das pessoas estão ali realmente para curtir o visual deslumbrante da estrada.
Somente atente-se pois em dias muito frios ou com muito vento a estrada é fechada pela Polícia Rodoviária pois o risco de deslizamento de pedras e colisão entre carros é grande.
Além disso existem manutenções constantes na Serra do Rio do Rastro e a subida ou descida fica restrita a certos horários em alguns dias do ano.
Não deixe de conferir no Instagram da Serra do Rio do Rastro antes se há alguma restrição para subir ou descer a estrada. Os donos da página atualizam constantemente a condição da estrada com publicações quase que diárias.
Câmera ao vivo na Serra do Rio do Rastro
Se quiser ver a câmera que mostra a Serra do Rio Rastro ao vivo, você pode ver no canal do Youtube da serra, para escolher melhor quando visitar o local.
Se você vai sair de alguma cidade próxima, você pode verificar na câmera como está o tempo na Serra do Rio do Rastro para conseguir apreciar um bom visual sem nuvens no dia da sua visita.
Serra do Rio do Rastro: o que fazer
No trecho sinuoso de descida/subida da serra não existem atrações a serem visitadas, a não ser por uma pequena loja de souvenirs na metade da descida que conta um pouco da construção do local.
Mas evite parar nos pontos onde é possível estacionar o carro. Os pontos de parada são pontos de escape para pessoas com problemas nos carros e para veículos maiores poderem manobrar com mais tranquilidade.
Dica de leitura: Como se locomover em Buenos Aires: guia completo para conhecer a capital da Argentina
As melhores atrações estão no topo da serra, e nas proximidades da cidade de Urubici, principal cidade da Serra Catarinense.
Visitar os dois mirantes da Serra do Rio do Rastro
Na serra do Rio do Rastro você pode aproveitar para conhecer os dois principais mirantes do local: Mirante Serra Parque e o Mirante da Serra do Rio do Rastro.
O Mirante Serra Parque foi inaugurado recentemente e tem uma pela vista da Serra do Rio do Rastro do topo do Cânion da Ronda. A entrada custa R$30 por pessoa e o acesso é feito pelo Café Alto da Serra, antes da primeira curva na descida.
O outro mirante da Serra do Rio do Rastro, próximo a Polícia Rodoviária Estadual é gratuito e há local para estacionamento de muitos carros, além de boas opções de café e restaurantes.
Você pode aproveitar para curtir o pôr do sol no mirante que é gratuito e depois tomar um bom café no restaurante que há no estacionamento. Aproveite também para curtir o visual da estrada a noite.
Atualmente existe um projeto para a construção de um grande shopping no local e um bondinho que vai ligar o mirante até outro ponto na Serra do Rio do Rastro com uma bela visão panorâmica do local. Porém, as obras ainda não foram iniciadas.
Conhecer as outras atrações na Serra Catarinense
A serra catarinense é recheada de atrações naturais e a cada dia que passa mais atrações costumam surgir na região. Por isso você pode aproveitar na sua visita à Serra do Rio Rastro para conhecer outros locais tão bonitos quanto a estrada que dá acesso ao planalto serrano.
Visitar o Morro do Campestre
Existem muitas atrações no Planalto da Serra de Santa Catarina. O Morro do Campestre por exemplo é umas atração de fácil acesso saindo do centro de Urubici. No Morro do Campestre você pode tirar uma foto no furo na formação que existe no local, mas não confunda com a Pedra Furada que pode ser vista do topo do Morro da Igreja.
Você pode gostar: O que fazer em Urubici (6 melhores atrações)
Veja nosso guia sobre o Morro do Campestre para aproveitar melhor a sua visita à cidade de Urubici quando for conhecer a Serra do Rio do Rastro.
Conhecer a Serra do Corvo Branco
Você também pode aproveitar para conhecer a belíssima Serra do Corvo Branco. E não deixe de conferir o nosso guia sobre as atrações para não passar nenhum perrengue!
A Serra do Corvo Branco também liga o planalto serrano catarinense ao litoral do estado assim como a Serra do Rio do Rastro. A construção do local é tão bonita quanto a Serra do Rio do Rastro e o local fica recheado de muitos visitantes, principalmente no horário antes do almoço e aos feriados e finais de semana.
O corte de pedra feito no local é o maior do Brasil e foi feito há muitos anos para possibilitar a construção da estrada. Atualmente o trecho não é completamente pavimentado, mas a estrada de terra que está em boas condições pelo menos no trecho de Urubici até a fenda.
Já existe um projeto do governo do estado de Santa Catarina para terminar de pavimentar a estrada que deve ter início já no ano de 2022. Com certeza após a pavimentação a Serra do Corvo Branco será tão visitada quanto a Serra do Rio do Rastro.
Onde se hospedar em Urubici para conhecer a Serra do Rio do Rastro
A melhor opção de hospedagem em Urubici é o Urubici Park Hotel, localizado bem no centro da cidade. O hotel tem piscina coberta e oferece um bom café da manhã, além de ficar localizado bem no centro de Uribici onde ficam a maioria das atrações.
O Urubici Park hotel fica a poucos quilômetros do principais restaurantes da cidade. Dessa forma você não precisa se deslocar muito a noite para jantar, quando não há muito o que se fazer na cidade.
Além disso, o hotel é um dos maiores da cidade e pode ser uma boa pedida se você não reservou com antecedência a sua visita à Serra do Rio do Rastro. As pequenas pousadas da região costumam lotar rapidamente nos finais de semana e nos meses de frio, julho e agosto.
Você pode gostar: Quando ir a Portugal: Guia Completo para Planejar sua Viagem
Respostas de 5
Cara, tô doido pra conhecer a Serra do Rio do Rastro! Quem topa fazer uma viagem pra lá?
Cara, já visitei a Serra do Rio do Rastro e é surreal! Paisagem de tirar o fôlego, vale muito a pena!
Essa estrada é tão incrível que eu até esqueço do medo de altura! 😱🚗💨 #SerraDoRioDoRastro
Cuidado! Não deixe a emoção te cegar. A Serra do Rio do Rastro pode ser espetacular, mas não esqueça de sempre dirigir com responsabilidade e respeitar os limites de velocidade. Segurança em primeiro lugar! 🚗💨
Poxa, que lugar incrível! Mas será que a Serra do Rio do Rastro fica realmente no Brasil? 🤔