Se você está pensando qual a melhor época para visitar a Argentina, não deixe de conferir este artigo para obter informações sobre a melhor época do ano para a sua visita.
Linda, desafiadora e intensa, a Argentina é ao mesmo tempo um lugar de beleza de parar o coração e o tipo de intensidade apaixonada que você só encontra na América Latina.
O país tem uma incrível combinação de cultura de rua animada, tradições gaúchas e uma saudável cultura gastronômica regional.
Existem muitos fatores que determinam se agora é o momento perfeito para visitar a Argentina. Desde a temporada perfeita para observar as baleias até encontrar as condições perfeitas na Patagônia, há uma abundância de razões pelas quais você deve experimentar este país por si mesmo.
Também fornecemos um guia mensal sobre todos os eventos mais emocionantes que acontecem nesta área!
Resumindo a melhor época para visitar a Argentina
Buenos Aires: pode ser visitada o ano todo mas março e abril são meses baratos e com clima ameno.
Bariloche, e a região dos lagos: tem neve no mês de julho para quem quer skiar, porém os preços são bem altos. Você pode visitar também para curtir o visual do outono e os festivais de cultura e comida nos meses de março a maio.
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Patagônia: não deve ser visitada durante o inverno por causa do frio intenso e da neve, e a maioria das trilhas estão fechadas. Os melhores meses são novembro, dezembro e janeiro, mas você também pode visitar em fevereiro, março e até abril.
Alta temporada na Argentina: novembro a fevereiro e julho
A Patagônia é melhor visitada de 19 de dezembro a 10 de fevereiro no verão, mas também é cara; contudo, os belos paisagens e a rica vida selvagem compensam o custo da viagem e tornam-na inesquecível.
Durante os meses de inverno, as estações de esqui se tornam o destino ideal para aqueles que procuram aventuras ao ar livre. De junho a julho, as montanhas e colinas cobertas de neve são um cenário perfeito para desfrutar da neve fresca e deslizar pelas encostas.
Época com clima mais favorável para visitar a Argentina: setembro a novembro ou março a maio
Em termos de temperatura, de setembro a novembro e março a maio são as melhores épocas para visitar Buenos Aires.
O clima em Bariloche é agradável e as folhas são espetaculares em março e abril. Não são apenas os turistas que vêm admirar a beleza desta cidade. Muitos argentinos com casas na área também aproveitam a paisagem de outono e inverno na região.
A região de Mendoza, conhecida por sua produção de vinho, também conta com uma excelente colheita de uvas. Isto é comemorado no Festival do Vinho em março.
Baixa temporada no norte da Argentina: junho a agosto
O norte da Argentina oferece aos visitantes uma experiência única e inesquecível. Durante a baixa temporada, os preços são mais baixos e as multidões são menores, o que torna possível para os viajantes desfrutarem todos os benefícios desta região incrível sem gastar muito.
Leitura recomendada: Como se locomover em Buenos Aires: guia completo para conhecer a capital da Argentina
Muitas empresas fecham durante o inverno com neve pesada, muitas vezes bloqueando as passagens nas montanhas das cidades mais ao Sul. Além disso, julho é um mês de férias de inverno, então os destinos populares ficam ocupados.
Guia mês a mês para visitar a Argentina
Se você está planejando uma viagem para a Argentina, não pode perder nosso guia mensal. Ele irá lhe ajudar a descobrir o que esperar durante o seu tempo na Argentina. Nesse guia você encontrará informações sobre eventos, atividades culturais, esportivas e atrações turísticas.
Janeiro
Janeiro é o auge do verão na Argentina, e se você mora em Buenos Aires, precisa fugir para o litoral. Os resorts de praia podem ser muito movimentados ou caros nesta época do ano.
Também é alta temporada na Patagônia, então espere preços altos também. Além disso, há poucos voos dentro e fora da região, por isso pode ser difícil encontrar acomodação e você deve pensar nisso e incluir isso em seu orçamento.
A maior e mais conhecida festa folclórica do país acontece perto da cidade de Córdoba. Os festivais apresentam comidas tradicionais, concursos de fantasias, desfiles e passeios de carnaval.
Principais eventos: Festival Nacional del Folklore.
Fevereiro
No final do mês de março, as multidões de verão nas praias argentinas e na Patagônia diminuem. Os desertos andinos e a região do Iguaçu ainda são muito quentes, mas a região dos lagos é ideal.
A colheita das uvas começa em Mendoza, com as regiões de Cafayate, Valle de Uco e Tupungato iniciando a colheita em seus vinhedos.
Embora não seja tão badalado quanto no Brasil, o carnaval na argentina é muito agitado no nordeste, especialmente em Gualeguaychú e Corrientes.
As datas variam de acordo com a cidade. O Festival de Lúpulo de El Bolsón homenageia o ingrediente chave para suas cervejas artesanais.
Principais eventos: Carnaval, Festival Nacional del Lúpulo.
Março
O outono está chegando e Buenos Aires ainda está quente, embora úmida. Os preços dos voos são mais baixos se você quiser ir a Patagônia durante o verão o clima ainda pode estar bom.
O clima no norte da Argentina começa a esfriar e as Cataratas do Iguaçu também, mas ainda não faz frio.
A celebração do vinho de uma semana em Mendoza começa com desfiles, eventos folclóricos e uma coroação real.
Dica de leitura: Onde ficar em Buenos Aires: todos os bairros para se hospedar na capital Argentina
O dia 24 de março é um feriado público em homenagem às vítimas da ditadura militar argentina.
Principais eventos: Fiesta Nacional de la Vendimia, Día de la Memoria.
Abril
As florestas da região de Bariloche começam a mudar de verde verdejante para tons mais quentes e vibrantes de fogo, criando um panorama espetacular e transformando a paisagem natural.
A Patagônia está se tornando cada vez mais acessível para os viajantes. O clima ameno da região permite que você desfrute das inúmeras trilhas oferecidas, proporcionando uma experiência única e inesquecível. Esta região do mundo oferece incríveis montanhas, lagos, geleiras e florestas para explorar.
Buenos Aires entra na baixa temporada, com temperaturas ainda agradáveis e uma brisa agradável para refrescar.
Se você curte filmes e cinema, abril é melhor época para visitar a Argentina para você. O cinema independente é celebrado em Buenos Aires no Festival Internacional de Cine Independiente.
Agora se o que você gosta é comida, o Festival de Chocolate de Bariloche é um dos eventos mais esperados durante a semana da Páscoa. Anualmente, o festival oferece uma variedade de delícias feitas com chocolate para todos os gostos e paladares.
Os visitantes podem experimentar todo tipo de receitas criativas e doces, além de ter a chance de assistir às demonstrações culinárias realizadas pelos melhores chefs do mundo.
Principais eventos: Festival Nacional del Chocolate, Festival Internacional de Cine Independiente.
Maio
O final de outono é uma ótima época para visitar as Cataratas do Iguaçu. É uma oportunidade única para se ver as cascatas mais impressionantes da América do Sul, bem como visitar os parques nacionais que circundam a região.
Com a diminuição das chuvas no mês de maio, as temperaturas em Buenos Aires refrescam-se e o clima torna-se perfeito para se desfrutar da natureza.
Muitos turistal e argentinos começam a se deslocar para Mendoza para desfrutar das atrações deste destino turístico popular, incluindo restaurantes, trilhas por vinhedos e degustações de vinhos.
No outono, tudo isso é ainda melhor com o vermelho maravilhoso das folhas nas vinhas!
No dia 8 de maio, milhares de fiéis devotos fazem uma peregrinação de 65 km até a cidade pampas de Luján em homenagem à Virgem Maria. Outras peregrinações acontecem no início de outubro, início de agosto, final de setembro e em 8 de dezembro.
Dica de leitura: Quando visitar Buenos Aires: guia completo dos 12 meses do ano na capital Argentina
Principais eventos: Día de Virgen de Luján.
Junho
O inverno na Argentina começa em junho. Os balneários e a Patagônia fecham, mas é a época ideal para visitar os desertos do Noroeste Andino e as Cataratas do Iguaçu, que têm menos chuva e calor nessa época do ano.
Ushuaia está pronta para celebrar a noite mais longa do ano! Durante cerca de 10 dias, a cidade será tomada por música e shows, oferecendo uma experiência única e inesquecível na chamada Fiesta de la Noche Más Larga.
Principais eventos: Fiesta de la Noche Más Larga, aniversário da morte de Carlos Gardel.
Julho
A temporada de esqui está no auge, então os esquiadores vão para os resorts ao redor de Bariloche, San Martín de los Andes e Mendoza.
A temporada de observação de baleias começa a esquentar na região da Península Valdés, oferecendo a possibilidade de ver esses mamíferos marinhos incríveis em seu habitat natural e majestoso.
O Dia da Independência da Argentina é 9 de julho, e as comemorações são especialmente fortes em Tucumán, onde a independência do país foi declarada pela primeira vez.
Principais eventos: Día de la Independencia.
Agosto
Com o inverno chegando e as temperaturas caindo, as cidades litorâneas que costumam ser movimentadas durante os meses de verão estão vazias e silenciosas. As praias encontram-se desertas, os resorts fechados e a Patagônia é fria demais para qualquer tipo de passeio.
Buenos Aires ainda é legal, mas é uma ótima época para explorar os teatros, museus e galerias de arte.
Além disso é possível ver o festival de Tanto de Buenos Aires, onde dançarinos de tango nacionais e internacionais de classe mundial se apresentam no festival mundial de tango.
Principais eventos: Tango BA Festival y Mundial.
Setembro
A primavera chegou e é alta temporada para observação de baleias (baleias francas e orcas) ao redor da Península Valdés. A temporada de pólo começa em Buenos Aires e as pistas de esqui começam a fechar devido a falta de neve e o aumento da temperatura.
Principais eventos: Fiesta Nacional del Inmigrante o de las Colectividades.
Você pode gostar: Hotel barato em Buenos Aires: confira 15 opções baratas na capital Argentina
Outubro
É uma boa época para visitar Buenos Aires e o centro da Argentina. A temporada está apenas começando a esquentar na Patagônia, mas as multidões ainda não são comuns na região.
As flores estão florescendo na região dos lagos, como Bariloche, e há um festival gastronômico de uma semana que você não pode perder!
Da cozinha tradicional argentina às especialidades regionais, há algo para todos. Você poderá provar pratos gourmet dos melhores chefs, experimentar cervejas e vinhos artesanais locais e até participar de aulas de culinária. Não há melhor maneira de aproveitar a cidade do que visitando Bariloche à la Carta!
Principais eventos: Maratona de Buenos Aires, Oktoberfest, Bariloche à la Carta.
Novembro
O clima em Buenos Aires é perfeito, com jacarandás em flores roxas deslumbrantes, e as pessoas são tão hospitaleiras quanto você encontrará em qualquer lugar.
É um bom momento para visitar os resorts e a Patagônia, pois as multidões e os preços de alta temporada ainda estão a algumas semanas de distância.
Assista a uma celebração dos gaúchos no Festival da Tradição em San Antonio de Areco ou San José de Jáchal e junte-se à parada anual do orgulho em Buenos Aires.
Principais eventos: Fiesta de la Tradición.
Dezembro
O verão começa e o clima de praia nos resorts é excelente (pouco antes do pico de janeiro). Também é o clima ideal para atividades ao ar livre na região dos lagos, e as temporadas de pinguins e caminhadas começam na Patagônia.
Buenos Aires é conhecida por sua cena musical vibrante, e o Festival de Jazz anual da cidade é um dos destaques do ano. Este festival celebra o melhor do jazz e seus muitos subgêneros, apresentando apresentações de músicos de renome mundial.
Seja você um aficionado por jazz ou apenas procurando explorar novos sons, o Festival de Jazz de Buenos Aires oferece algo para todos – de jam sessions a workshops e muito mais.
Não perca a chance de experimentar um dos principais eventos de jazz da América do Sul!
Principais eventos: Festival de Jazz de Buenos Aires.
Respostas de 3
Pessoal, eu discordo, acho que a melhor época para visitar a Argentina é no outono. As cores das folhas são incríveis! 🍂
A melhor época pra visitar a Argentina é quando tiver promoção de passagem aérea! 💸✈️
Concordo que as promoções de passagens aéreas podem ser vantajosas, mas a melhor época para visitar a Argentina vai além disso. Considere também a temporada, o clima, eventos culturais e suas preferências pessoais. Uma pesquisa cuidadosa pode garantir uma experiência incrível. Aproveite a viagem! 🌍✈️