Conheça mais sobre o nosso destino de hoje: a Cachoeira do Abismo, uma das belezas da Chapada dos Veadeiros.
A Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais populares, quando o assunto é se impressionar com paisagens naturais. Inclusive, essa é a região em que se localiza a chamada Cachoeira do Abismo.
A Cachoeira do Abismo se encontra no meio da trilha que leva para outro destino bastante buscado da região, o Mirante da Janela. Logo, quem se aventura pela trilha ganha uma ótima recompensa no final.
Evidentemente, é um tipo de turismo para quem gosta de desafios, por isso, vale a pena conhecer mais informações antes de decidir ir. Em seguida, vamos tratar de falar mais sobre a Cachoeira do Abismo, acompanhe.
Como chegar até a Cachoeira do Abismo
O trajeto se dá por meio da mesma trilha que leva as pessoas até o Mirante da Janela. E quem vai até lá se encanta com as belezas do caminho.
O estacionamento para a Cachoeira do Abismo e para o Mirante da Janela tem mudado de local nos últimos anos, confira mais abaixo onde fica. Você encontrar o local facilmente pelo Google Maps, mas sempre fique atento as placas.
Início da trilha da Cachoeira do Abismo
A Cachoeira do Abismo fica próximo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no pequeno vilarejo de São Jorge.
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Dessa forma, o início da trilha fica em um lugar que recebeu o nome de Aeroporto de Discos Voadores. Esse local fica a 3 quilômetros do vilarejo de São Jorge e é lá que as pessoas deixam os carros no estacionamento. Veja no mapa.
O estacionamento é gratuito e tem espaço para muitos carros.
O Aeroporto dos Discos Voadores é considerado um lugar místico. Logo na entrada já é possível ver um quartzo numa espécie de moldura de troncos. Quem toca o quartzo torna-se energizado.
Quanto custa a entrada para o Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo?
Após deixar o carro no estacionamento é só seguir por aproximadamente 500 metros até a portaria. Inclusive, vale destacar que a entrada para a Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela custa R$40, então, não se esqueça de levar dinheiro do carro.
É possível pagar via PIX na entrada, mas pode não ter sinal na portaria para acessar o aplicativo do banco.
É na portaria que as pessoas se informam melhor sobre a trilha e também dá para dar uma descansada e tomar um cafezinho antes de ir. Essa é uma boa dica do que fazer, pois o caminho é bem árduo e longo.
Chegando até a Cachoeira do Abismo
A boa notícia é que o trajeto até a chegada no destino é composto por uma trilha fácil de ser percorrida. Grande parte da extensão da trilha é plana e conta com alguns desníveis apenas.
Você pode gostar: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)
A parte difícil da trilha começa após a Cachoeira do Abismo, caso você deseje ir até o Mirante da Janela.
Outra informação importante é: não se esqueça de que o sol pode ser um dos maiores desafios. Então, lembre-se de levar acessórios como óculos, chapéu e protetor solar.
Depois de algo em torno de 1 quilômetro e meio de trajeto, a trilha torna-se um pouco mais complicada, com chão rochoso e mais desníveis. Mas, também é nesse ponto onde você estará diante de uma paisagem recompensadora.
A partir desse ponto, é preciso passar por um riacho e descer. Depois disso, já se encontra a Cachoeira do Abismo. O que acaba decepcionando algumas pessoas é o fato de se depararem com a cachoeira completamente seca.
Na verdade, essa é uma queda d’água que só aparece nas épocas de chuva na Chapada dos Veadeiros. Então, em períodos de seca é impossível ver a Cachoeira do Abismo em funcionamento.
Normalmente é aviso na entrada se a Cachoeira do Abismo está ou não com água para banho. Se estiver, aproveite para descansar antes de seguir na trilha para o mirante.
Da Cachoeira do Abismo até o Mirante da Janela
A maioria das pessoas que fazem a trilha até a Cachoeira do Abismo, aproveitam para dar sequência e ir até o Mirante da Janela.
Chegando até o Mirante da Janela
Para aqueles que vão se aventurar para chegar até o Mirante da Janela é importante saber que o trajeto é um pouco mais complicado. Então, aqueles que possuem pouca experiência em trilhas devem tomar mais cuidado.
O caminho para o mirante é bastante rochoso e mais desnivelado. É preciso descer em meio a várias rochas, mas o lado positivo é que leva pouco tempo e há vários corrimãos.
O lado negativo, porém, é que mais para frente há uma parte de trilha mais difícil ainda. O próximo desafio é a encosta para acessar o mirante, que conta com um trajeto muito íngreme.
O caminho é todo bem demarcado e não é necessário guia para conhecer a Cachoeira do Abismo, apenas um bom condicionamento físico, principalmente em dia de sol forte.
Contudo, passando desse ponto já está o Mirante da Janela. Uma das mais belas paisagens naturais do Brasil, formada por grandes estruturas rochosas que servem de moldura para o horizonte.
Onde se hospedar próximo da Cachoeira do Abismo
Os viajantes que vão até à Chapada dos Veadeiros costumam se hospedar em cidades como Alto Paraíso e São Jorge. No entanto, há outras cidades como Teresina de Goiás; Colinas do Sul, São João das Alianças e Cavalcante.
Conheça a Vila de São Jorge
A Vila de São Jorge é a melhor opção para quem quer conhecer a Chapada dos Veadeiros e a Cachoeira do Abismo. Principalmente para quem pretende viajar para a região pela primeira vez.
Dica de leitura: O Que Fazer em São Paulo de Graça: guia completo para conhecer a cidade sem gastar nada
São Jorge é muito especial, porque absorve e exibe as características da Chapada dos Veadeiros. Além de que, é o local mais próximo do Parque da Chapada dos Veadeiros.
Fora isso, também pode-se citar outras atrações turísticas muito importantes que estão bem próximas do distrito. Então, se você quiser conhecer o Vale da Lua e a Cachoeira São Bento ficar em São Jorge é a melhor escolha.
Onde se hospedar em São Jorge para conhecer a Cachoeira do Abismo
Pousada Bambu Brasil
A Pousada Bambu Brasil é ideal para quem quer visitar a Cachoeira do Abismo. Ela está localizada a apenas 1 quilômetro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a 1 quilômetro da região central do município.
Quem se hospeda da Pousada Bambu Brasil conta com uma piscina, vários jardins, restaurante, bar e conexão de Internet Wi-Fi. Além disso, as acomodações possuem varanda particular, televisão, frigobar, ventilador e banheiro privativo.
O que chama atenção nessa pousada é a sua localização. Além de estar perto do Parque Nacional, também está perto da cidade de Alto Paraíso. E para quem quiser ir até o santuário Santo do Raizana, ele está a pouco mais de 2 quilômetros de lá.
Casa de Madeira – Espaço Rio da Lua
A próxima indicação de hospedagem em São Jorge é a Casa de Madeira – Espaço Rio da Lua. Essa pousada está localizada a pouco mais de 2 quilômetros do Vale da Lua.
Além de possui opções de hospedagem por meio de diárias, ela também oferece o aluguel de casa de férias. Sendo que essa opção conta com uma banheira de hidromassagem.
A hospedagem possui uma linda estrutura de terraço. As acomodações, por sua vez, oferecem 2 quartos e 3 banheiros no total. Todas as casas possuem televisão e uma cozinha completa.
Pousada Casa das Flores
Antes de tudo, o Vale da Lua está a apenas 9 quilômetros dessa opção de hospedagem. Quem se hospeda na Pousada Casa das Flores aproveita uma estrutura com piscina, bar, lounge compartilhado e um lindo jardim.
Todas as acomodações dispõem de quartos para famílias, terraço, ar-condicionado e um banheiro particular. Algumas opções de quartos também oferecem uma sala de estar e banheira.
Essa hospedagem é perfeita para casais que querem se aventurar juntos na Cachoeira do Abismo, mas também não dispensam uma estadia em um lugar confortável.
Conheça Alto Paraíso
O município de Alto Paraíso, por sua vez, possui uma vibe um pouco mais urbana. Por causa disso, oferece mais opções de atrações turísticas e de hospedagens.
Apesar de ser uma cidade interiorana, ela oferece várias opções de restaurantes, feiras e outras opções de alimentação. A cidade fica a 35 quilômetros de São Jorge e é portal de entrada da Chapada dos Veadeiros.
Se você quer ir até à Cachoeira do Abismo, mas não quer ficar na vila de São Jorge, a estadia em Alto Paraíso é uma boa ideia. Além de tudo, você ainda pode contar com algumas facilidades de um ambiente mais urbano.
Leia: Como se locomover em Buenos Aires: guia completo para conhecer a capital da Argentina
Onde se hospedar em Alto Paraíso
Você pode conferir a nossa lista completa de hospedagens em Alto Paraíso para conhecer a Chapada dos Veadeiros se preferir.
Casa da Lua – Pousada
A primeira opção de pousada em Alto Paraíso é a Casa da Lua. Ela está localizada bem no centro de uma área de vegetação, por isso, é ideal para quem busca um maior contato com a natureza.
Essa hospedagem impressiona, porque possui vários ambientes tanto externos, quanto internos. A estrutura também conta com restaurante, conexão de Internet e casa de banho.
No mais, as acomodações oferecem televisão, ventilador, roupa de cama e banho de boa qualidade e banheiro particular. Mas, o que mais chama atenção é a localização. A Casa da Lua está no centro do Parque Nacional.
Eco pousada Toca do Guará
Essa opção está a apenas 34 quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. E ela conta com uma estrutura que oferece jardim, conexão de Internet e estacionamento próprio.
As diárias em quartos duplo estão a partir de R$180 reais e são uma boa opção para quem busca economizar. Confira os preços no site do Booking.com.
As acomodações, por sua vez, dispõem de varanda nas opções de quartos térreos, atendimento 24 horas, banheiro particular, roupas de cama de boa qualidade e muito mais.
No mais, as opções de quartos possuem quartos para famílias e é uma excelente opção para quem busca uma estadia tranquila. Isso sem contar que ela está próxima da rodoviária.
Vila da Mata Chalés
Para encerrar as opções de hospedagem em Alto Paraíso, temos a Vila da Mata Chalés que, como o nome indica, oferece várias opções de chalés para os hóspedes.
Além disso, a sua estrutura conta com piscina ao ar livre, estacionamento particular e um lindo jardim. As acomodações oferecem: guarda-roupa, televisão, frigobar e banheiro particular.
Por último, a localização da Vila da Mata Chalés também é um benefício. O local está a 15 quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Sendo perfeito para quem for conhecer a Cachoeira do Abismo.
Conheça Cavalcante
Em geral, os visitantes que ficam na cidade de Cavalcante estão interessados em conhecer a Cachoeira de Santa Bárbara. Ela está localizada a 90 quilômetros de Alto Paraíso e mais 35 quilômetros de São Jorge.
Por causa da distância, muitas pessoas optam por passar uma noite em Cavalcante para aguentar as horas de viagem. Então, é importante saber mais sobre esse local.
Um dos maiores benefícios é a estrada ser muito tranquila. Isso, é claro, sem falar na beleza da Cachoeira Santa Bárbara. Em seguida, conheça as melhores opções de hospedagem na cidade.
Dica de leitura: Quando ir a Portugal: Guia Completo para Planejar sua Viagem
Onde se hospedar em Cavalcante
Suítes Bougainville
A primeira opção de hospedagem em Cavalcante é a Suítes Bougainville. O local oferece uma linda piscina e jardim. E todos os quartos possuem uma varanda com vista para o jardim.
Além de que, todos os quartos oferecem ar-condicionado, televisão com canais fechados, cafeteira, banheiro particular com produtos especiais de banho e roupas de cama e banho de alto padrão.
Pousada Varanda da Serra
Na sequência, a nossa próxima opção de hospedagem na cidade é a Pousada Varanda da Serra. A sua estrutura não deixa nada a desejar e conta com piscina ao ar livre, atividades aquáticas e jardins.
As acomodações, por sua vez, oferecem uma varanda com vista privilegiada para as cadeias montanhosas. Além de que, também têm televisão, banheiro particular e café da manhã incluso.
O que mais chama atenção dessa pousada é a variedade de atividades. Então, é ideal para quem estiver em busca de descanso, mas também para quem não gosta de ficar parado durante a estadia.
Pousada Aruana
A última opção de hospedagem é a Pousada Aruana. Ela é ideal para quem está viajando com crianças, pois oferece algumas atividades para o público infantil.
A estrutura oferece ainda lounge do tipo compartilhado, restaurante com ótimas opções de refeições e um lindo jardim. A pousada também oferece um buffet com comidas para o café da manhã.
As acomodações, por sua vez, contam com varanda, sala de estar e banheiro particular. Para as crianças, a pousada possui um parquinho infantil que conquista os pequenos.
Dicas para quem quer conhecer a Cachoeira do Abismo
Como deu para notar, para chegar até a Cachoeira do Abismo é preciso percorrer uma trilha. Apesar de a maioria da trilha possuir boas condições para caminhar, há alguns cuidados que merecem atenção.
Em primeiro lugar, se você não está habituado em fazer trilhas, saiba que é preciso estar com um calçado adequado. Então, é interessante colocar tênis ou botas confortáveis para andar.
Depois, leve muita água e algo para comer, a trilha é longa e cansativa, principalmente se for feita no período da tarde.
Finalmente, não se esqueça de levar um chapéu, um óculos de sol e de usar roupas leves. Afinal, há períodos do ano em que o sol de Goiás não costuma dar tréguas, principalmente se for trilhar no período da tarde.
Respostas de 5
Nossa, essa cachoeira parece sensacional! Adoraria ir sem guia e explorar a trilha por conta própria.
Parece uma ideia emocionante, mas é importante lembrar que a segurança vem em primeiro lugar. Um guia experiente pode garantir uma aventura segura e fornecer informações valiosas sobre a trilha. Não vale a pena arriscar.
Nossa, que aventura incrível! Fico imaginando a sensação de chegar na Cachoeira do Abismo sem guia. Deve ser emocionante demais!
Caramba, que artigo massa sobre a Cachoeira do Abismo na Chapada dos Veadeiros! Já quero ir! Quem topa? 💦🌳
Já fui e foi uma decepção total! A cachoeira estava seca e o lugar estava cheio de turistas barulhentos. Não recomendo!