Para você que ainda está na dúvida sobre o que fazer em Salvador, veja aqui nesse guia porque vale a pena conhecer a capital da Bahia e como planejar a sua visita à cidade.
- Visitar o Pelourinho
- Conhecer o Farol da Barra
- Subir e Descer o Elevador Lacerda
- Fazer compras no Mercado Modelo
- Visitar a Casa do Rio Vermelho
- Tomar sorvete na Sorveteria da Ribeira
- Ver o pôr do sol no Morro do Cristo
- Ir até a Praia do Forte
- Visitar a Ponta de Humaitá
- Visitar o Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna (MAM)
- Conhecer as Melhores Praias de Salvador
- O que fazer em Salvador em 1 dia?
- O que fazer em Salvador em 2 dias?
- O que fazer em Salvador em 3 dias?
- O que fazer em Salvador em 4 dias?
- O que não posso deixar de ver em Salvador?
Visitar o Pelourinho
Um passeio pelo bairro do Pelourinho em Salvador durante o dia é uma das coisas que realmente vale a pena e que você não pode deixar de fazer em Salvador.
O bairro histórico é repleto da história afro-bahiana do Brasil e é muito frequentado por turistas de todos os lugares do mundo principalmente estrangeiros.
O acesso mais fácil ao Pelourinho é pelo Elevador Lacerda que conecta a cidade baixa a cidade alta. Após a subida você já vai se encontrar no bairro histórico e vai poder curtir o visual no topo da cidade.
A nossa dica depois de subir o elevador é se deslocar até Largo Terreiro de Jesus onde você vai poder ver as principais atrações do local.
Como são muitas atrações no bairro, se você não quiser perder nada na sua visita, não deixe de conferir o nosso guia completo do Pelourinho aqui no nosso site!
Dica de almoço bom e barato: Restaurante do Senac do Pelourinho.
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Um dos eventos mais famosos do bairro é a Lavagem do Bonfim que ocorre na segunda quinta-feira de cada ano. Então se você pretende viajar para Salvador na segunda semana de janeiro, se programe para ver o evento que ocorre no bairro.
Conhecer o Farol da Barra
Muitas das pessoas que vão a Salvador normalmente se hospedam proximas a praia do Porto da Barra. A praia inclusive já foi eleita como a terceira melhor praia do mundo pelo jornal The Guardian!
Apesar da pequena faixa de areia da praia, poucos mais de 600 metros, o local conta com barraqueiros, e você pode alugar cadeira e guarda-sol, e comprar bebida e comida para curtir o dia sem se preocupar em Salvador.
Leia: O Que Fazer em São Paulo de Graça: guia completo para conhecer a cidade sem gastar nada
Muitos visitantes aproveitam para pegar sol ou apenas descansar, sentindo o vento fresco. O lugar é apreciado por locais e turistas que buscam curtir o dia e para ver o belo pôr do sol.
O passeio para conhecer o Farol da Barra é uma boa opção para quem está em família. Você pode curtir a calma praia que forma belas piscinas naturais na maré baixa, visitar o Farol da Barra e o Museu Naútico da Bahia, e aproveitar para comer e beber no local pois existem diversas opções de restaurantes e bares.
Subir e Descer o Elevador Lacerda
A maneira mais original de circular entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa é através do Elevador Lacerda. O elevador foi o primeiro elevador urbano a ser construído no mundo.
Quando foi inaugurado em 1873, o Elevador Lacerda, marco da capital baiana, tinha 63 metros e apenas uma torre com duas cabines. posteriormente o Elevador Lacerda ganhou mais uma torre e mais duas cabines, além de uma passarela de aço e concreto que conecta todas as estruturas.
Próxima a subida do elevador na cidade baixa, você pode aproveitar para conhecer o Mercado Modelo. Após a subida, você tem que conhecer todas as atrações do bairro do Pelourinho!
Por mais incrível que pareça, a subida custa apenas 15 centavos.
Fazer compras no Mercado Modelo
Agora no Mercado Modelo é a hora de garantir aquela lembrancinha de Salvador para os amigos. O mercado fica na cidade baixa, próximo a subida do Elevador Lacerda.
O Mercado Modelo conta com mais de 200 lojas de artesanato e restaurantes de comida local. Além disso, se você tem cabelos longos, no mercado é a sua chance de fazer as famosas tranças no cabelo.
E como sempre para economizar na sua viagem, veja nossa lista de voos e pacotes de viagens mais baratos disponíveis antes de comprar a sua passagem aérea ou reservar o seu hotel.
Visitar a Casa do Rio Vermelho
Localizada na Rua Alagoinhas em Salvador, na Casa do Rio Vermelho viveu o famoso casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai por aproximadamente 40 anos.
Leitura recomendada: Como se locomover em Buenos Aires: guia completo para conhecer a capital da Argentina
Um dos ambientes mais exuberantes na casa é a Praça de Zélia, que conta com um ambiente extremamente aconchegante. O local remete ao estilo de vida levado pelo casal durante sua vida. No quintal da casa fica a Roda de Conversa, onde estão exibidos depoimentos de amigos e familiares.
A casa do casal foi arquitetada e idealizada pela dupla com ajuda de muitos amigos influentes nas artes, cada um com sua contribuição.
O local fica aberto de terça a domingo de 10 as 16 horas e não abre no carnaval. A entrada pode ser paga em dinheiro ou cartão e custa R$20 a inteira e R$10 a meia-entrada. Nas quartas-feiras a entrada é gratuita!
Tomar sorvete na Sorveteria da Ribeira
A Sorveteria da Ribeira é a melhor e mais tradicional sorveteria de Salvador. São mais de sessenta sabores de frutas, tropicais e exóticas e ainda os deliciosos sorvetes ao leite.
A sorveteria conta com um grande número de opções de sabores. Os sorvetes da Sorveteria da Ribeira são feitos artesanalmente e utilizam frutas em sua fórmula.
O estabelecimento foi aberto em 1931 e recebe, todos os dias, diversos turistas que se apaixonam pelos muitos sabores de sorvete como o de tapioca, coco verde e mangaba.
Outro prato muito procurado pelos turistas são os pastéis, que a sorveteria oferece com sabores tradicionais e nordestinos, como carne de sol com queijo e tomate seco.
Uma boa dica é começar a passeio pelo bairro antes de escurecer e visitar a nova atração do local, o Museu do Sorvete.
Ver o pôr do sol no Morro do Cristo
O Morro do Cristo tem umas das paisagens mais bonitas de Salvador. No topo do morro você pode observar a Praia da Barra e Forte de Santo Antônio.
O morro recebe esse nomem devido a escultura em homenagem ao Cristo Nosso Senhor, mais conhecido como Cristo Salvador. A estátua tem 2,80m de altura e o monumento tem 7 metros de altura contando com o pedestal.
Leia: Quando ir a Portugal: Guia Completo para Planejar sua Viagem
Ir até a Praia do Forte
A Praia do Forte fica localizada no município de Mata de São João a 80km do centro de Salvador e a 60km do aeroporto de Salvador. O local é muito conhecido por suas praias de águas cristalinas e ondas calmas.
O município é uma antiga vila de pescadores e é muito visitada por baianos e pessoas de outras partes do Brasil. Apesar do clima rústico e da cidade pequena, o local oferece muitas boas opções de hotéis e restaurantes.
No municío de Mata de São João, além da Praia do Forte, você ainda pode aproveitar para conhecer o Projeto Tamar, o Castelo Garcia D’Avila, a Igreja de São Francisco de Assis, Praia do Porto de Cima e a belíssima Praia Papa Gente.
Visitar a Ponta de Humaitá
A Ponta de Humaitá é uma atração muito visitada na capital baiana e fica localizada na Cidade Baixa. O local também é conhecido como Ponta de Monte Serrat.
Na ponta de Humaitá você pode aproveitar para conhecer o Forte de Monte Serrat. A razão da construção estar neste local foi pelas águas mansas, além de ter vista privilegiada para combater invasões inimigas.
Por estar rodeado da Baía de Todos Os Santos, tanto o Forte quanto a Ponta do Humaitá são usados como cenários para ensaios fotográficos de noivas e grávidas.
O lugar fica cheio de gente no fim de tarde para observar o pôr do sol.
Visitar o Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna (MAM)
O Solar do Unhão é um complexo arquitetônico e histórico localizado em Salvador. O local é um dos principais espaços de arte contempôranea do Brasil e recebe aproximadamente 200 mil visitantes por ano.
O Museu de Arte Moderna do complexo conta com obras de diversos artistas brasileiros como Tarcila do Amaral e Candido Portinari. Além disso na parte externa estão em exibição diversas esculturas belíssimas e famosas, no chamado Parque das Esculturas.
Além das artes e dos bons restaurantes, o local é uma das boas opções para quem quiser curtir o pôr do sol em Salvador.
Leia: Quando ir a Maragogi? Guia completo com a melhor época para vistar a cidade
Conhecer as Melhores Praias de Salvador
Se você gosta de mares calmos e tranquilidade, você pode escolher entre a Praia do Farol e a Praia de Ondina que formam com seus recifes muitas piscinas naturais quando a maré está baixa.
A Praia do Porto da Barra e a Praia de Itapuã são as mais famosas e mais visitadas de Salvador.
Para quem curte um mar mais agitado a dica é a Praia da Armação que tem mar agitado e ondas fortes e alguns pontos não são indicados para banho. Por isso, a praia não reúne muitas pessoas mas é uma boa opção para surfistas.
O que fazer em Salvador em 1 dia?
Em 1 dia inteiro, a melhor opção é ir ao Mercado Modelo, subir o Elevador Lacerda, conhecer um pouco do Pelourinho e curtir o Pôr do Sol no Farol da Barra.
O que fazer em Salvador em 2 dias?
No primeiro dia você pode conhecer o Pelourinho, descer o Elevador Lacerda e ir ao Mercado Modelo e depois ver o por do Sol no Morro do Cristo.
No segundo dia, você pode visitar a Ponta do Humaitá a Casa do Rio Vermelho e assistir ao pôr do Sol no Farol do Porto da Barra.
O que fazer em Salvador em 3 dias?
Em três dias você pode fazer tudo o que está listado na nossa dica para os dois dias. E no terceiro dia, aproveitar para curtir uma manhã na praia de Itapuã ou na Praia do Porto da Barra. Para depois na parte da tarde conhecer a Sorveteria da Ribeira.
O que fazer em Salvador em 4 dias?
No roteiro de quatro dias se você se organizar bem, você pode conhecer todos os pontos turísticos listados nesse guia, assim você não perde nada de importante na sua viagem para Salvador!
O que não posso deixar de ver em Salvador?
Você não pode deixar de visitar o Pelourinho, subir e descer o Elevador Lacerda, comer um bom acarajé, e depois curtir o pôr do Sol, na Ponta do Humaitá, no Solar do Unhão ou no Porto da Barra.
Respostas de 6
O Pelourinho é legal, mas já pensaram em fazer um tour de bicicleta por lá? Seria demais!
Poxa, achei o passeio no Pelourinho meio decepcionante… esperava mais agito e música ao vivo!
Nossa, que pena que você não curtiu o Pelourinho! Eu já adoro a energia e as apresentações de música ao vivo lá. Mas cada um tem seu gosto, né? Talvez você prefira outra vibe.
Acho que o Pelourinho é superestimado, prefiro explorar as praias paradisíacas de Salvador! 🏖️🌴
Conhecer o Farol da Barra é legal e tudo, mas já pensou em escalar o Farol da Lua? 🌙🏰
Ah, gente, sério mesmo que vocês acham que subir e descer o Elevador Lacerda é imperdível? Eu prefiro dar uma volta na praia, hein!